sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Afinal, o que é o amor?


A maldita pergunta que intriga poetas, cientistas ou qualquer pessoa viva. Muitos tentam explicar, através de frases filosóficas ou pesquisas científicas, mas, pelo menos ao meu ver, ninguém soube dizer com certeza o que é o amor.
Tem gente que diz que o amor é quando você se importa mais com a outra pessoa do que com si mesmo, mas isso seria jogar fora o amor próprio. Outros dizem que o amor é quando nosso coração bate mais forte e não sabemos o que dizer, mas para mim isso não passa de um sintoma. E ainda tem aqueles que dizem que o amor é Deus, mas o que é Deus?
Talvez, só talvez, já que provavelmente não serei eu quem vai responder essa pergunta milenar, o amor tenha um significado diferente para cada um, um significado tão especial quanto o sentimento em si, que faça com que gostemos tanto dele. E esse significado pode mudar com o tempo, da mesma forma que não gostamos das mesmas coisas durante toda a nossa vida, também não sentimos o mesmo prazer para sempre, ele muda, em alguns mais frequentemente do que em outros. Deve ser por isso que as pessoas não se amam para sempre, pois tanto elas quanto o amor dentro delas muda.
Uma outra teoria formulada por mim durante aquelas longas horas de reflexões pré-sono que gostam tanto de me atormentar noite após noite, é a de que o amor é todos os sentimentos juntos e compactados em uma palavra de quatro letras com muitos significados. Não existe amor sem ciúmes, sem ódio, sem amizade, sem luxúria, sem alegria, sem conforto, sem desconforto, sem raiva ou sem medo. Há um pouquinho de cada um desses no amor, o que nos faz sentir algo inexplicável, que é bom e ao mesmo tempo ruim, dentro de nós.
Mas isso não passa de um palpite de um simples ser humano sem nenhum conhecimento extraordinário. É como disse Renato Russo, "quem inventou o amor, me explica, por favor?"

2 comentários:

  1. Um dos nossos erros é querer sentar e querer dar explicação pra tudo. O bonito é o mistério... É sentir e, falar pra quê?

    ResponderExcluir